Restaurante Padrão Vale

O projeto contempla um Restaurante padrão com capacidade de produção e distribuição diária de 500 refeições e 500 lanches. O restaurante foi projetado para evitar conflitos de fluxo e contaminação dos alimentos, com entradas e saídas diferenciadas. Acesso independente para entrada de funcionários, entrada de alimentos e saída de lixos foram considerados.

O acesso dos funcionários ocorre ao lado da área técnica, com entrada coberta e presença de lava-botas para evitar a entrada de contaminação externa. Há fácil acesso aos vestiários, onde os funcionários podem guardar objetos pessoais em escaninhos individuais e realizar a higiene pessoal.

A entrada de alimentos acontece inicialmente na doca, seguida do cadastramento na recepção de mercadorias, localizada ao lado oposto do refeitório. Após o recebimento, os alimentos são armazenados no estoque ou nas câmaras frias, quando são perecíveis.

A saída de lixo também é realizada por meio de circulação independente, sem conflito de fluxo com outros acessos de funcionários ou alimentos, o que evita riscos de contaminação. O projeto facilita o sistema de coleta seletiva e armazenamento do lixo produzido.

É importante ressaltar que o projeto padrão deve ser adaptado à realidade local, considerando a demanda, topografia e infraestrutura da área antes de sua implantação.

Com esse projeto, o Restaurante Padrão será capaz de atender às necessidades de produção e distribuição de refeições e lanches de forma eficiente e segura, garantindo o bem-estar dos funcionários e a qualidade dos alimentos servidos no refeitório local. A preocupação com a organização e separação adequada dos fluxos de pessoas, alimentos e lixo contribui para a excelência operacional e a segurança sanitária do estabelecimento.

Local: Itabirito/MG
Ano: 2014
Área: 1.716,00 m²
Cliente: Vale